top of page

Contoterapeutas

A Imaginação como Recurso de Cura

A Contoterapia® utiliza a prática de histórias e entende a imaginação como recurso de cura. Assim, uma das especialidades do contoterapeuta é a de criar contos terapêuticos. Embora o passo a passo da criação do conto seja compartilhado por todos, o como esses contos ganham vida, é único de cada um. Cada contoterapeuta tem uma trajetória profissional que influencia a maneira como visualizam e apreendem a realidade imaginal e a transformam em contos. 

Quando alguém nos procura para criar uma narrativa, essa alguém esta buscando novas perspectivas para superar momentos desafiadores. E é isso que o contoterapeuta faz, ele acessa essa perspectiva e a entrega, de acordo com a sua especialidade, em forma de imagens e símbolos dentro de um horizonte de significado.

O conto terapêutico

Um conto se caracteriza por ser uma narrativa curta cujo clímax é muito próximo do final. Apresenta poucos personagens e o tempo e espaço dessas narrativas se restringem a um conflito único. São textos em prosa, cheios de metáforas e motivos simbólicos. 

Para a Contoterapia®, um conto terapêutico visa descobrir qual é o momento desafiador que a pessoa está enfrentando, qual é o conflito que ela está vivendo, para daí então buscar soluções alegóricas e simbólicas para esses momentos, que serão entregues em um conto. 

Como cada contoterapeuta entende o conflito varia de acordo com a sua experiência de vida, sua especialidade profissional e sua intuição. Podemos escolher diversos caminhos de superação de um  conflito, por isso esse trabalho pede presença e por isso que embora o método seja objetivo, as escolhas de qual caminho percorrer são subjetivas e portanto, os resultados são únicos. 

 

Ser contoterapeuta é trabalhar no tempo além do tempo, num lugar de inspiração, com um pensamento que vai além da literalidade, um pensamento sistêmico e simbólico.

Só conseguimos entregar aquilo que temos, que esta vivo em nós, que foi vivido, superado, experimentado, elaborado. É um sacro ofício e é um ato vulnerável de generosidade e partilha de alma para alma.

Contoterapeutas pelo mundo

1.png

Silvia Guimarães

Professora especializada em Educação Especial, atende com Constelações Quânticas Radiculares e Psicogenealogia evolutiva

🇵🇹

2_edited.png

Renata Brügger

Psicoterapeuta especialista em terapia sistêmica, família, casal e indivíduos

🇧🇷

AnapaulaFarhat.jpeg

Anapaula B. Kuchockowolec Farhat

Terapeuta sistêmica com base de atendimento no Eneagrama, na Psicogenealogia e na  Decodificação de Nomes

🇧🇷

4_edited.png

Aline Fauvel

Psicóloga que utiliza saberes ancestrais para seu trabalho com o feminino

🇧🇷

3_edited.png

Elaine Poldermanns

Auxilia mulheres que visam saúde e bem-estar via psicoterapia associada a medicina tradicional chinesa e outras técnicas integrativas milenares

🇳🇱

Juliana Cória.jpeg

Juliana Cória

Usa astrologia, alquimia, Jung e os símbolos (terapia junguiana), Nova Medicina Germâmica, Constelação Familiar Sistêmica, entre outras influências para criar contos terapêuticos.

🇪🇸

5_edited.png

Sylvio Lincoln

Psicanalista e Engenheiro

🇺🇸

Neuza Cavalcante.png

Neuza Correia Cavalcante

Psicóloga e especialista em gerontologia

🇧🇷

anna ros.png

Anna Rossetto

Idealizadora da Contoterapia®, vem atendendo e desenvolvendo o método desde 2016. Utiliza a Reprogramação Biológica®, a Comunicação Não-Violenta, o coach pessoal e diversas outras influências de pensamento sistêmica. 

Especialista em contação de histórias com diversas formações pela faculdade antroposófica de Emerson College/UK.

Hoje ensina o que aprendeu na formação de contoterapeutas.

🇬🇧

bottom of page