Do ponto de vista concreto a Contoterapia® é uma abordagem de apoio. Ela não tem contraindicação e pode ser utilizada junto com qualquer outra intervenção que visa trazer equilibrio emocional, psíquico e inclusive físico. Então a contoterapia é um abordagem de apoio do ponto de vista concreto.
Já do ponto de vista metafísico, essa visão para além das coisas físicas, que busca o conhecimento da essência das coisas, um pensamento mais reflexivo, que faz perguntas do tipo "o que somos?” “de onde viemos?” “para onde vamos?”, esse pensamento filosófico que questiona o que nos faz interpretar a realidade e que geralmente pega a via lógica, nos contos, nas histórias, pega a via mitológica. Então muitas e muitas histórias, do ponto de vista metafísico, trazem respostas para essas perguntas. São histórias salutares para as nossas angústias existenciais.
Agora, na lógica nós conseguimos reconhecer um característica linear de se pensar, como se subíssemos uma escada, um passo de cada vez. As histórias nos convidam a ascender de uma forma que não necessariamente é linear. Quase como se ao invés de uma escada ascendêssemos usando aquela gaiola gínica, ou gaiola labirinto, de parquinho de criança.
Inclusive o uso desses brinquedos vai muito além da diversão, com eles nós desenvolvemos nossos sistema vestibular, aumentamos nosso foco por tempo prolongado, desenvolvemos habilidades de raciocino lógico e esse brinquedo em específico ajuda a desenvolver o equilíbrio e a segurança.
Mas eu preciso confessar, mitos, contos de fadas, maravilhosos ou folclóricos não tem pé nem cabeça. Isso porque eles não são escadas, se muito, eles estão mais próximos de gaiolas gínicas. Pensamento lógico, linear não te leva longe nas histórias. Para você prosperar nesse conteúdo, você precisa de pensamento alegórico, simbólico, metafórico. Você precisa conseguir enxergar o sentido único de coisas aparentemente divergentes.
E se você já se deu conta, você sabe que os nossos conteúdos simbólicos impactam profundamente nossa vida concreta. Se desconhecemos essa nossa dimensão, inevitavelmente vamos querer resolver coisas simbólicas, com atitudes concretas. Saber a diferença entre essas suas duas dimensões é fundamental. Porque sim, muitas vezes buscamos soluções concretas, um remédio, um objeto, uma comida ou uma roupa, para questões simbólicas, uma ansiedade, uma aprovação externa, um vazio, ou uma auto estima.
A Contoterapia® pode até não ser indicada para uma emergência, para ameaças imediatas, mas ela certamente poderá atender urgências, ameaças futuras. Porque histórias podem mudar, transformar percepções de mundo que não nos favorecem. Elas podem nos levar para navegar por lugares e realidades em nós mesmos que concretamente jamais acessaríamos.
Imagine que histórias são como um cobertor, busque, se envolva, se aconchegue ao redor de histórias que promovam o seu crescimento.
Commenti